17 de out. de 2005

Pelo Menos no Futebol a Justiça

Edílson Pereira de Carvalho é eliminado do futebol
Rio de Janeiro (RJ) - O ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi eliminado do futebol por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em julgamento nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Além disso, a entidade manteve a anulação das onze partidas apitadas por ele no Campeonato Brasileiro.
Edílson foi condenado por unanimidade com base nos dois artigos em que estava incurso: 242 e 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versam sobre dar ou prometer vantagem indevida influenciando em resultado e agir contra a dignidade do desporto. O ex-árbitro não compareceu ao julgamento e nem enviou um representante ao tribunal.Como Luís Zveiter havia se licenciado da presidência do Superior Tribunal e voltou somente nesta segunda-feira, o comando da sessão ficou a cargo do relator do processo, o advogado Wanderlei Ribeiro de Oliveira Filho. O presidente interino, Nelson Tomáz Braga, não participou do julgamento.
Edílson Pereira de Carvalho ainda pode entrar com um recurso contra a decisão, porém, segundo a assessoria de imprensa do STJD será muito difícil revertê-la. Ele foi personagem principal de um esquema de fraude em resultados do campeonato nacional e confessou ter sido pago para manipular resultados a favor de apostadores em sites clandestinos na Internet.